Carlos Serra

Working Hands: Carlos Serra

A próxima vítima da rubrica working hands já está connosco há 40 anos!  Carlos Serra, ou Serra para os amigos é modelador de cerâmica e chefe da sua secção. Com 55 anos dedicou 40 (11 na Faianças Ideal, 29 na cmg) a esta empresa e continua a dedicar.

Aos 15 anos, Carlos vai trabalhar para a Ideal e sem qualquer curso ou conhecimento da área de cerâmica começa a trabalhar na secção do gesso. Passou por vários chefes e mentores, aprendendo ao máximo com o que cada um tinha para ensinar. Gradualmente foi aumentando de cargo até chegar à posição atual.

Atualmente Carlos Serra é modelador de cerâmica, ou seja, cria todos os modelos necessários de peças de cerâmica. “A partir de um design, feito pelas designers ou pelos clientes, eu elaboro os modelos, e as amostras para posterior aprovação.” Assim que o modelo é aprovado o resto da equipa pode dar início a moldagem, ou seja, podem começar a criar os moldes e as madres do modelo, dando-se início à produção da peça.

“Gosto muito de trabalhar aqui, por algum motivo estou cá há 40 anos. Aqui conheci a minha esposa e desenvolvi toda a minha vida, este trabalho já faz parte de mim, é a minha realidade”.

Para Carlos este trabalho significa criação. “A modelação é o início da criação física das peças, é o início da produção. Sou eu quem dá vida às peças, por assim dizer. Eu faço a primeira peça de todas, a peça original. Fazer parte desta criação dá-me muito prazer e orgulho.”

Quando não está a trabalhar, Carlos gosta de fazer desporto, ir à praia e de acompanhar os seus filhos pelas suas atividades.

Esta é um pouco da história do nosso Carlos. Ajude-nos a dar voz aos nossos trabalhadores. Acompanhe o nosso blog e as nossas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top