Os jardins de Majorelle, em Marraquexe, são um desses exemplos e, desde a sua criação que os jardins são uma fonte de inspiração para qualquer artista, sendo que foram criados com esse exato propósito pelo artista francês Jacques Majorelle em 1924. Majorelle encomendou uma casa de estilo Art Déco, com influência moura e berbere, e trouxe plantas de várias partes do mundo, cobrindo o território com as mais variadas plantas. Apenas em 1947 foram abertos ao público e, em 1980, após a morte de Majorelle, Yves Saint Laurent comprou a propriedade e transformou-a no oásis que agora se pode visitar.
Com uma casa de azul vivo brilhante e uma selva de plantas em seu redor, esta propriedade inspirou muitos artistas, até mesmo o próprio Yves Saint Laurent, como se pode ver em algumas das suas coleções de moda.
O vestido Mondrian de Saint Laurent foi também uma fonte de inspiração, pela sua composição geométrica e uso de cores fortes. Para esta coleção, Yves Saint Laurent inspirou-se no cubismo dos quadros de Piet Mondrian e quebrou os padrões da época. Criou uma coleção de vestidos retos, sem a cintura marcada, com cores marcantes e efeitos color block.