modelação

Modelação

 

 Após o design da peça estar concluído, a segunda fase inicia-se – criar os moldes da peça.

A modelação de gesso possibilita a produção em série de peças de cerâmica, quer sejam produzidos artesanalmente ou industrialmente. De forma a que a produção em série seja possível, é necessário criar um protótipo da peça, um modelo, que no nosso caso é criado em gesso, a partir do qual será, posteriormente, feito o primeiro molde, também em gesso. Com este é possível criar amostras de peças em número limitado e, posteriormente, a possível criação de uma madre – um molde de silicone, – a partir da qual se produzirá a quantidade necessária de moldes e de peças de cerâmica.

Criação de modelo:

O processo de modelação começa com a criação de um modelo em gesso. Começasse por definir a medida da peça desejada, tendo em mente a taxa de retração, sendo necessário ampliar as medidas em 8% ou 5%, consoante o método escolhido para produzir a peça, se é por enchimento, Roller ou prensa.

De seguida é necessário criar uma base em gesso, onde se vai trabalhar a peça, consoante o tamanho da peça pretendida.

plaster solid base

Após a criação da base começamos a trabalhar o gesso para criar o modelo. Primeiro é necessário criar a mistura de gesso, adicionando quantidades de gesso beta a água, a proporção básica é de 1200g de gesso por 1 litro de água. Aplicar ainda um desmoldante, sabão “mole” industrial, sabão mole mais água, à base de gesso para evitar que o modelo se cole á base. Agora sim estamos prontos para começar a trabalhar o gesso, com o auxílio de um torno de gesso e ferros de tornear molda-se a massa de gesso até se atingir a forma e o tamanho certo.

plaster model

CRIAÇÃO DO MOLDE

Com o modelo feito, segue-se a criação de moldes, que podem ser, conforme a peça, únicos, bipartidos, tripartidos ou “n” partidos. Deve-se estudar o modelo e marcar os pontos de divisão no mesmo, e assim criar o molde. Com o molde feito pode-se, posteriormente, criar a madre em silicone.

MOTIVOS DECORATIVOS:

 

Os motivos decorativos têm o objetivo de servir de decoração à peça, criando um pormenor que a distinga. As decorações podem ser de variados estilos, naturalistas, geométricas ou outros, e tamanhos, de alto ou de baixo relevo. Estas decorações são feitas em gesso para posterior aplicação no molde.

Acompanhe o nosso blog e aprenda mais sobre o processo de produção das suas peças de cerâmica. 

Share on facebook
Share on linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top