Sustentabilidade Ambiental
É nossa responsabilidade conservar os recursos naturais e proteger o ecossistema global de forma a contribuir para a saúde e bem-estar de todos, agora e no futuro.
Energias Renováveis

Energias Renováveis

Em 2019 submetemos o projeto para instalar painéis fotovoltaicos na CMG Cerâmicas. Estamos à espera da licença para começar a instalação. Em 2018 instalamos 670 painéis fotovoltaicos na fábrica das Faianças Ideal. Ao longo de um ano conseguimos reduzir o nosso consumo de carvão em 106,36 t que é equivalente a aproximadamente 15 036 árvores e impedimos 271,08 t de CO2 de entrar na atmosfera..

água

água

Tratamento de toda a água industrial através da ETARI e reuso da água tratada; Monitorização regular do vazamento de água em tubos e torneiras; Encorajar trabalhadores a fechar as torneiras depois de uso; Reusar e reciclar a água de vidração.

Matérias Primas

Matérias-Primas

Reduzir o consumo de matéria-prima virgem; Reincorporação interna de 100% das aparas cerâmicas; Reincorporação de 100% da chacota/ caco na pasta cerãmica; Reincorporação dos vidrados através de unidade interna de reciclagem de vidro; Reciclagem dos moldes de gesso Priorizar fornecedores de argila que repõem os solos depois da extração.

Gestão dos resíduos

Gestão dos resíduos

Uso de materiais reutilizáveis; Resíduo cerâmico reincorporado na pasta; Uso de materiais reciclados e compostáveis; Redirecionamento dos resíduos para um operador licenciado para posterior reciclagem.

Gases de estufa

Gases de estufa

Uso de energia solar em vez de fontes não renováveis; Plano plurianual de racionalização de energia; Diminuição da extração de matérias-primas ao reutilizar os resíduos cerâmicos; Monitorização regular das chaminés industriais de forma a garantir que as nossas emissões de gases são inferiores ao limite estabelecido por lei.

Scroll to Top