técnicas de pintura manuall

Técnicas de pintura manual

Apesar de produzirmos peças de cerâmica industriais, a pintura manual continua a ser uma parte fulcral do nosso trabalho. Porém, esta pintura tem de ser adaptada às nossas capacidades e necessidades. Como empresa industrial temos de privilegiar técnicas que sejam mais rápidas e eficazes de forma a produzir elevados números de peças, de qualidade, num curto espaço de tempo.

Técnicas que usamos:

Carimbos:

  • Rolos
  • Esponjas

A técnica do carimbo é atualmente das técnicas mais usadas por parte da indústria cerâmica pois permite-nos fazer os mais variados padrões de forma rápida. Dentro dos carimbos podemos usar a técnica da esponja ou do rolo, sendo o rolo uma variação mais rápida da espoja.

Podemos dizer que no que toca aos carimbos a CMG teve um papel essencial pois foi das primeiras empresas a introduzir o método do rolo na sua produção.

carimbos em rolos

Trinchas e Pincéis

A técnica mais tradicional é o uso de pincéis e trinchas, usada quando se quer um aspeto mais natural e manual. Dependendo da tinta usada e do efeito que se pretende obter, adequamos o pincel, pois há pincéis que agarram menos ou mais a tinta.

brushes painting

Spray ou pistola

Esta é uma técnica usada quando se quer um efeito específico – como sprinkles. Pois é uma forma rápida de produzir este efeito.

Dependendo do efeito que se pretende escolhemos uma das técnicas acima descritas, sendo que para ilustrações maiores e com mais detalhes recorremos à impressão digital ou ao decalque.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top