slip casting

Enchimento

O método de enchimento é o processo de produzir formas complexas em cerâmica utilitária e decorativa, utilizado em produções industriais sempre que não é possível utilizar métodos mecânicos.

Criação do líquido de enchimento – “slip”

O líquido de enchimento é criado ao combinar argilas com água, e adicionando certos químicos (desfloculantes) que ajudam a suspensão a tornar-se mais homogénea para facilitar a conformação.

Processo

Após a criação do líquido, este é depositado no molde de gesso. Uma vez que as argilas não se dissolvem na água e o molde é poroso a suspensão é absorvida pelos poros por ação capilar. A restante suspensão que não foi absorvida é retirada para posterior reaproveitamento. O líquido absorvido pelo molde irá criar a forma que o molde possui.

Assim que este líquido seca é removido do molde deixando-nos com o “green body”. Apesar deste corpo ser extremamente frágil, este aguenta a sua forma de modo a ser acabado e posteriormente chacotado (1ª cozedura) a temperaturas superiores a 1000ºC. Devido à sua exposição a estas temperaturas, este corpo frágil é transformado numa forma com elevada resistência mecânica mantendo, mesmo assim, alguma da sua porosidade de maneira a que seja posteriormente pintado/vidrado. De seguida, este é novamente levado a uma nova cozedura (2ªcozedura) que lhe vai conferir impermeabilização.

Slip in the mould

Se gostou desta publicação e está interessado em saber mais sobre os processos de produção de cerâmica carregue aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top